Exercício Físico e Gravidez (parte 1)


É muito comum a insegurança das mulheres de fazer exercícios físicos quando descobrem que estão grávidas. As mudanças fisiologias que acontecem na gravidez vao desde ajustes de postura, mudanças hormonais e composição corporal. As mulheres que já praticam exercícios físicicos podem continuar a fazê-los desde que haja concentimento do seu médico, que fará os devidos exames para afastar a possibilidade de complicações.

 

Segundo o American Pregnancy Association o exercício físico não aumenta o risco de aborto espontâneo em uma gestação normal ou de baixo risco. Quando a mulher já é fisicamente ativa seus exercícios podem sofrer algumas adaptações mas não devem ser banidos. Seu corpo já é acostumado com os exercícios e a única coisa que deve ser feita é diminuir a intensidade. O Colégio Americano de Medicina do Esporte publicou em 2011 novas diretrizes sobre a prescrição de treinamento para gestantes fisicamente ativas e não, a fim de manter a segurança numa gestação sadia.

  • Na ausência de complicações médicas são recomendados 30 a 40 minutos ou mais de atividades moderadas na maioria ou até mesmo todos os dias da semana.
  • O exercício regular (por exemplo, 3 dias na semana) é preferível à atividade intermitente.
  • Monitorar a intensidade do exercício utilizando as taxações do esforço percebido (Escala de Borg de 11 a 13, ou leve a bastante árdua) em vez de utilizar a frequência cardíaca.
  • As mulheres que eram sedentárias ou relativamente inativas antes da gravidez devem começar com atividades de pequena intensidade (20%-39% da FCR) e de baixo ou nenhum impacto, como a caminhada e a natação.
  • Evitar o exercício na posição supina (deitada) após o primeiro trimestre, pois uma ligeira obstrução do retorno venoso atenua o débito cardíaco e pode facilitar o surgimento de uma hipotensão ortostática (tontura).

 

Outra boa dica é ouvir seu corpo. Ele dará sinais natualmente de que é preciso diminuir ou parar o exercício. Nunca se exercite até a exaustão ou quando houver falta de ar, mesmo se você já for uma atleta. Estes sinais podem indicar que voc e seu bebê não estão recebendo oxigênio adequadamente.

O ambiente tambem favorece benefícios e complicações para o exercício. Evite exercitar-se em lugares muito quente ou onde há maior risco de impacto (na rua por exemplo). Prefira ambiente mais seguros como academias onde a temperatura também é controlada. Use roupas confortáveis e hidrate-te durante toda a sessão de exercícios.

Esportes de impacto e que podem causar traumatismos abdominais não são recomendados, assim como exercicios vigorosos a partir do terceiro trimestre da gestação.

Em breve colocarei um post especial sobre musculação durante a gestação! Até mais!

Leave a Reply