Fortalecimento de lombar na gestação

Para quem está planejando a chegada de um bebê ou para quem já está vivendo este momento mágico aqui vai uma dica muito importante para evitar ou diminuir as dores nas costas: o fortalecimento da região lombar!

Músculos do quadrado lombar e paravertebrais devem ser fortalecimentos pois durante a gestação temos uma mudança muito rápida da postura, o que pode ocasionar dores e desconfortos, principalmente no final da gestação.

Um dos exercícios mais utilizados é o do ”superman”, que consiste em você ficar em quatro apoios estendendo o braço direito e a perna esquerda, e depois trocar o lado. Este exercício pode ser feito de forma isométrica (sem apnéia) ou de forma dinâmica.

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Outro exercício pode ser feito na sala de musculação utilizando o aparelho para extensão de coluna, que consiste em fazer uma flexão do quadril (descendo o tronco) e subir até o corpo estar ereto, preferencialmente não fazendo a hiperextensão da coluna, que é quando se ultrapassa a linha ereta do tronco.

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O controle da respiração e a boa postura durante a execução também são muito importantes! Aproveite essas dicas e amenize as futuras dores na região lombar. Os alongamentos também são bem-vindos! Mas lembre-se, é muito importante ter um acompanhamento profissional durante toda a gestação, para aproveitar essa fase com o maior conforto e segurança possível!

One Response to Fortalecimento de lombar na gestação
  1. A natacao e tambem uma atividade fisica muito indicada para o periodo de gestacao. O fato de ser realizada no meio aquatico permite que o corpo da mulher receba diversos beneficios vindos das propriedades da agua, contribuindo para a melhora de alguns incomodos comuns do periodo, como inchaco, dores lombares, entres outros.

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