É possível fazer exercícios após a cirurgia bariátrica? Que tipo? Quanto? Como?

Sempre atividade-fisica-para-obesosbato na tecla de que com exercício físico adequado e boa alimentação é possível chegar em qualquer objetivo. Entretanto, em alguns casos (muito específicos) a cirurgia bariátrica torna-se uma aliada no combate à obesidade mórbida.

O pós-cirúrgico é um momento delicado, tanto pela alimentação modificada quanto pelas mudanças que o corpo terá nesse período. A pratica de exercícios bem orientados ajudará muito o paciente a potencializar a perda de peso, a melhorar a disposição física (que é drasticamente diminuída no pós-operatório) e a prevenir/minimizar a perda da massa muscular magra.

Entretanto, não existe regra para a prescrição de exercícios. Os estudos que observaram efeito positivo com exercícios mostraram quantidades entre 20 e 200 minutos por semana. Uma variação muito grande à primeira vista, por isso é importante avaliar cada paciente, seu histórico de exercícios e seu estado de saúde pós-operatório.

Alguns autores sugerem no mínimo 30 minutos por dia, 3 vezes por semana. Outros sugerem caminhadas todos os dias. Mas a INDIVIDUALIZAÇÃO é fundamental. Os exercícios resistidos com pesos também podem ser prescritos. Eles ajudam no aumento da massa muscular e melhora a capacidade física de fazer atividades diárias, além de aumentar o gasto calórico em repouso acelerando o emagrecimento.

Converse com o seu médico e procure um profissional de educação física qualificado para te orientar.

Meta-análise de referência: EGBERTS, K., et al. Does Exercise Improve Weight Loss after Bariatric Surgery? A Systematic Review. Obesity Surgery, vol 22, p. 335-341. Feb 2012.

Leave a Reply