Treinar em academia de condomínio pode ser uma ótima ideia!


Com a agenda cada vez mais apertada e a falta de tempo ser o grande sabotador da prática de exercícios, os treinos curtos e realizados em casa ou na academia do condomínio vem ganhando espaço.

Hoje a fisiologia do exercício já prova que para manter-se saudável não é mais necessário gastar horas e horas na academia. Treinos de 30 min (e as vezes até menos) são suficientes para melhorar o condicionamento físico, tonificação muscular e prevenir uma série de problemas de saúde e dores articulares.

 

As academias dos condomínios oferecem uma estrutura em potencial, mas que, infelizmente, não são bem utilizadas por não haver acompanhamento de um profissional. Pensando nisso, a Vitale Fit, empresa nascente de Blumenau, oferece serviços de Personal Trainer e Consultoria Fitness para quem deseja otimizar sua rotina treinando na academia do prédio ou na sua própria casa.

Talita Moretti, sócia proprietária da empresa explica que um programa de exercícios quando bem planejado e individualizado é capaz de apresentar resultados superiores ao treino convencional nas academias. Além do mais, a facilidade de não sair de casa para treinar é o que faz as pessoas buscarem cada …

read more

É possível fazer exercícios após a cirurgia bariátrica? Que tipo? Quanto? Como?

Sempre atividade-fisica-para-obesosbato na tecla de que com exercício físico adequado e boa alimentação é possível chegar em qualquer objetivo. Entretanto, em alguns casos (muito específicos) a cirurgia bariátrica torna-se uma aliada no combate à obesidade mórbida.

O pós-cirúrgico é um momento delicado, tanto pela alimentação modificada quanto pelas mudanças que o corpo terá nesse período. A pratica de exercícios bem orientados ajudará muito o paciente a potencializar a perda de peso, a melhorar a disposição física (que é drasticamente diminuída no pós-operatório) e a prevenir/minimizar a perda da massa muscular magra.

Entretanto, não existe regra para a prescrição de exercícios. Os estudos que observaram efeito positivo com exercícios mostraram quantidades entre 20 e 200 minutos por semana. Uma variação muito grande à primeira vista, por isso é importante avaliar cada paciente, seu histórico de exercícios e seu estado de saúde pós-operatório.

Alguns autores sugerem no mínimo 30 minutos por dia, 3 vezes por semana. Outros sugerem caminhadas todos os dias. Mas a INDIVIDUALIZAÇÃO é fundamental. Os exercícios resistidos com pesos também podem ser prescritos. Eles ajudam no aumento da massa muscular e melhora a capacidade física de fazer atividades diárias, …

read more

Exercício físico no tratamento de doenças


Além de causar emagrecimento e aumento de massa muscular, os exercícios físicos estão sendo cada vez mais estudados no tratamento de doenças crônicas como hipertensão, diabetes mellitus e problemas cardiovasculares.

Um hipertenso medicado pode ter a diminuição do seu medicamento ou até mesmo a suspensão completa dele pelo simples fato de começar a se exercitar. Exercícios aeróbios e resistidos (musculação) causam um efeito hipotensor após a sessão de treinamento que pode durar por até 24 horas. Além disso, a resposta dessa queda de pressão também acontece de maneira crônica, levando à diminuição do remédio. Entretanto, a única pessoa que poderá avaliar a troca ou retirada do medicamento é seu médico.

No caso do diabetes o efeito se dá pela utilização de glicose como fornecimento de energia para o exercício causando uma diminuição nos níveis glicêmicos sanguíneos. Além do mais, há uma maior sensibilidade à insulina e translocação de GLUT-4 na membrana celular, o que aumenta a captação dessa glicose pela célula. Alguns estudos mostram que a musculação pode ter um efeito positivo até superior aos exercícios aeróbios.

Outros problemas de saúde como a aterosclerose (formação de placas nas artérias) e …

read more

Fortalecimento de lombar na gestação

Para quem está planejando a chegada de um bebê ou para quem já está vivendo este momento mágico aqui vai uma dica muito importante para evitar ou diminuir as dores nas costas: o fortalecimento da região lombar!

Músculos do quadrado lombar e paravertebrais devem ser fortalecimentos pois durante a gestação temos uma mudança muito rápida da postura, o que pode ocasionar dores e desconfortos, principalmente no final da gestação.

Um dos exercícios mais utilizados é o do ”superman”, que consiste em você ficar em quatro apoios estendendo o braço direito e a perna esquerda, e depois trocar o lado. Este exercício pode ser feito de forma isométrica (sem apnéia) ou de forma dinâmica.

20140317_091348

Outro exercício pode ser feito na sala de musculação utilizando o aparelho para extensão de coluna, que consiste em fazer uma flexão do quadril (descendo o tronco) e subir até o corpo estar ereto, preferencialmente não fazendo a hiperextensão da coluna, que é quando se ultrapassa a linha ereta do tronco.

20140317_091219

O controle da respiração e a boa postura durante a execução também são muito importantes! Aproveite essas dicas e amenize as futuras dores na região lombar.

read more

O perigo oculto do sedentarismo!

Já não é de hoje as muitas desculpas que as pessoas usam para não se exercitar: falta de tempo é a campeã de todas e alguns ainda falam descaradamente que tem preguiça! Óbvio! O metabolismo deve estar devagar, quase parando! Falta de tempo também não aceito porque ficar 40 minutos no facebook ou na frente da TV todo mundo acha tempo, não é?

O fato é que a falta e de exercício está deixando as pessoas cada vez mais doentes e elas nem se importam com isso. Sabem por quê? Porque colesterol alto, glicemia e pressão arterial alteradas e excesso de gordura visceral NÃO CAUSAM DOR!

”Ah meu colesterol está a 270 mg/dL mas é só tomar um remedinho que melhora…”

”Ah minha pressão está um pouco alta mas minha mãe tem pressão alta…”

”Ah sou gordinho porque está na minha genética…” Diga-se de passagem que o pai, a mãe, a tia, o avô, a vizinha e até o cachorro estão gordinhos, e é a genética a culpada, claro!

O maior problema de todos é que uma doença leva a outra: obesidade que leva à hipertensão e às dislipidemias, que …

read more

Exercício e amamentação


 

Me perguntaram essa semana se era verdade que o exercício ”azedava” o leite da mãe que está amamentando.

É uma dúvida e um medo muito comum das lactantes. Mas vou explicar o que realmente acontece:

Alguns estudos recentes observaram que os exercícios físicos de ALTA intensidade produziam uma maior quantidade de ácido lático sanguíneo e também no leite materno, e esse por sua vez interferiria diretamente no gosto do leite, o que poderia ocasionar uma certa rejeição do bebê caso você amamente logo após um exercício intenso.

Mas tem um ponto importante: 50% do ácido lático produzido pelo exercício é removido em até 25 minutos após o término do exercício. Em mais ou menos 1 hora e 15 min 95% já foi-se embora.

Mas lembre-se que estou falando de exercícios de alta intensidade!!! Os exercícios de baixa a média intensidade não interferem significativamente na produção de ácido lático, e mesmo se houver uma pequena quantidade ele vai ser rapidamente absorvido minutos após o término do exercício.

Espero ter esclarecido!

Beijos e até mais!

read more

Exercício Físico e Gravidez (parte 1)


É muito comum a insegurança das mulheres de fazer exercícios físicos quando descobrem que estão grávidas. As mudanças fisiologias que acontecem na gravidez vao desde ajustes de postura, mudanças hormonais e composição corporal. As mulheres que já praticam exercícios físicicos podem continuar a fazê-los desde que haja concentimento do seu médico, que fará os devidos exames para afastar a possibilidade de complicações.

 

Segundo o American Pregnancy Association o exercício físico não aumenta o risco de aborto espontâneo em uma gestação normal ou de baixo risco. Quando a mulher já é fisicamente ativa seus exercícios podem sofrer algumas adaptações mas não devem ser banidos. Seu corpo já é acostumado com os exercícios e a única coisa que deve ser feita é diminuir a intensidade. O Colégio Americano de Medicina do Esporte publicou em 2011 novas diretrizes sobre a prescrição de treinamento para gestantes fisicamente ativas e não, a fim de manter a segurança numa gestação sadia.

  • Na ausência de complicações médicas são recomendados 30 a 40 minutos ou mais de atividades moderadas na maioria ou até mesmo todos os dias da semana.
  • O exercício regular (por exemplo, 3 dias na semana) é
read more

Genética e Obesidade

A obesidade é considerada o mal do novo século, trazendo problemas de saúde que vão desde uma dislipidemia (colesterol, triglicerídeos e outros lipídeos desregulados) até mesmo infarto do miocárdio, AVE e câncer. É sabido que a grande causa da obesidade é o sedentarismo e má alimentação.

Quando se fala de genética ou tendência para engordar sempre fiquei um pouco receosa e já torcia o nariz quando um aluno me falava ‘’tenho tendência para engordar’’ ou mesmo ‘’a minha genética não favorece, pois meus pais também são obesos’’. Pra começar penso que o que você mais herda do pai e da mãe são MAUS HÁBITOS. Se eles te ensinam a comer fast food, você vai comer pensando que isso faz bem, e isso acontece com as carnes fritas, as batatas, os alimentos cheios de molho, os doces transbordando de açúcar e gordura. Sem falar do sedentarismo, pois se eles não costumam fazer exercícios dificilmente irão te motivar a fazê-los.

O que acontece é que apesar do ambiente influenciar o aumento de peso não podemos ignorar defeitos genéticos que favorecem a obesidade. Atualmente já foram rastreados mais de 30 genes responsáveis, …

read more

Metabolismo de lipídios em exercício

Há muitas duvidas sobre como gastamos gordura em exercício. Neste post você encontrará informações importantes para um emagrecimento saudável e mais precisamente como ele funciona.

Para começar tenha em mente as duas principais fontes de energia para o exercício: os carboidratos e as gorduras (triglicerídeos). Os carboidratos são essenciais pois fornecem energia mais rapidamente do que as gorduras, e isso se dá principalmente em exercícios mais vigorosos e com intensidade mais alta. Quando a intensidade do exercício é moderada (em torno de 65% VO2 max) o organismo consegue mobilizar mais gorduras para fornecer energia. Mas não pense que o exercício de baixa intensidade queima mais que o de alta intensidade. Esse mito esclarecerei adiante.

O corpo humano armazena grandes quantidades de gordura na forma de triglicerídeos tanto no tecido adiposo (células de gordura) como nos músculos (triglicerídeo intramuscular). Os triglicerídeos são formados por 3 moleculas de ácidos graxos unidos a uma molécula de glicerol e a energia dessa molécula corresponde a 9 kcal. Ao todo são de 50.000 a 60.000 kcal armazenadas em todo o organismo em forma de gordura. Obviamente pessoas obesas armazenam muito mais do que as pessoas …

read more

On fevereiro 22nd, 2012, posted in: Emagrecimento, Exercício físico, Fisiologia, Metabolismo by

Como não perder o pique no final de ano

Férias chegando, descanso merecido! Está todo mundo esgotado de trabalho, estudos e não vê a hora de pôr as pernas para o ar. Mas, e o exercício físico? Vai pôr de lado também? Jogar fora tudo o que você adquiriu com tanto esforço ao longo do ano? Nada disso! Pra manter os resultados temos que nos mexer e mesmo com a maior parte das academias fechadas é possível, sim, manter a boa forma e aproveitar as férias com saúde e disposição!
Confira algumas dicas BÁSICAS para manter o pique e não cair no prejuízo quando subir na balança em fevereiro:

– Reserve ao menos 40 minutos do seu dia para exercícios. Uma boa caminhada na praia, no calçadão ou até na rua ajudará a manter o fôlego. Mas lembre-se: é pra caminhar rápido e não parar para ver vitrines, ok? Não esqueça também do calçado adequado, mesmo na areia os pés e joelhos sofrem impacto. Use tênis com amortecimento e roupa adequada.

– Leve sempre uma garrafinha de água junto. No verão é INDISPENSÁVEL o aumento da ingestão de água, isso porque perdemos muito mais líquido por causa do calor. …

read more