Treinamento Personalizado

O motivo mais importante de procurar um personal trainer é a individualidade que cada pessoa apresenta. Abaixo apresentamos alguns treinamentos especiais para as pessoas que precisam de um acompanhamento ainda mais detalhado.

Emagrecimento

Elimine os quilos indesejáveis mantendo boa saúde e disposição física. A obesidade pode desencadear vários problemas de saúde como o diabetes, hipertensão, problemas cardíacos, respiratórios, articulares e infinitos outros. Considerado o mal do século XXI, o excesso de peso ainda diminui a auto-estima e pode levar a depressão. Os exercícios aeróbios aliados à musculação aumentam o gasto calórico deixando o corpo mais esbelto e saudável.

Hipertrofia

O aumento da massa muscular (hipertrofia) auxilia na aceleração do metabolismo, aumento da força para fazer atividades cotidianas e esculpe a silhueta. Além do mais, o aumento da massa muscular retarda o aparecimento de problemas comuns como osteopenia e osteoporose, trazendo mais qualidade de vida e autonomia para as pessoas com idade mais avançada.

 

Definição muscular

A definição muscular nada mais é do que a junção do processo de emagrecimento com a hipertrofia. Os exercícios aeróbios e resistidos auxiliam na redução da gordura localizada e na tonificação muscular, ajudam a combater a flacidez melhoram os contornos corporais.

Condicionamento aeróbio

A caminhada, corrida, bicicleta, natação e muitas outros exercícios auxiliam no aumento do condicionamento cardiovascular, melhorando a saúde do coração, a circulação sanguínea, o aumento do fôlego e a disposição para fazer as atividades diárias, além de diminuir a incidência de problemas como má circulação, trombose, varizes, aumento do colesterol e triglicerídeos, infarto do miocárdio e muitos outros.

Flexibilidade e alongamento

Uma vida sedentária deixa o corpo literalmente ‘’travado’’. Melhorar a flexibilidade traz maior liberdade de movimento e corrige a postura. Os treinos especiais de alongamentos ou os mesmos feitos após a sessão de treino alivia a tensão do dia-a-dia e relaxa, deixando o corpo regenerado para as próximas atividades.

Diabetes

Já é sabido que o exercício aeróbio (caminhar, correr, pedalar, etc) melhora o perfil glicêmico de portadores de diabete mellitus 1 e 2. Vários estudos indicam também a eficácia do treino com pesos, mas claro, este deve ser muito bem orientado. A Personal neste caso, controla a glicemia sanguínea durante o exercício para acompanhar a resposta fisiológica sem por em risco a saúde do paciente. Com o tempo, o exercício melhorará a sensibilidade à insulina e a glicemia fica cada vez mais estável.

Hipertensão

Para pessoas que apresentam a pressão arterial (PA) elevada é indispensável o acompanhamento durante o treinamento. A Personal avalia a PA antes do exercício e imediatamente após a sessão, tendo assim, o controle necessário para orientar os exercícios com a máxima segurança. Alguns estudos relatam a diminuição da dosagem do remédio para hipertensão pelo simples fato da pessoa ter começado a fazer exercícios físico. Faça você também!

Cardiopatias

Pessoas com arritmia cardíaca ou que já sofrem infarto do miocárdio merecem atendimento especial. Para os que já tiveram algum evento cardiovascular é indispensável a reabilitação cardíaca, no qual o treinamento físico servirá para devolver a capacidade aeróbia do coração e fazer com que o paciente volte a fazer tudo o que fazia antes do evento. O protocolo de reabilitação deve ser seguido à risca e sempre com acompanhamento médico.

Gestantes

A fase gestacional é maravilhosa, mas antes de começas a se exercitar, a gestante deve ter o aval médico para iniciar o treinamento. A musculação e o treino aeróbio são as modalidades mais individualizadas que uma gestante pode fazer. Isto é, podemos controlar volume, intensidade e tipo de exercício ideal para cada fase da gestação. Isso aumenta o controle do peso, fortalece a região lombar, facilita o trabalho de parto e acelera a recuperação. Inclusive o treinamento pós-parto é essencial para voltar ao desempenho físico mais rápido.

Treinamento para mulheres

O treino especial para mulheres leva em conta aspectos hormonais e a variação dos mesmos para um melhor desempenho físico. Algumas fases do ciclo menstrual auxiliam, e muito, o processo de emagrecimento e ganho de massa muscular, assim como outras fases, nem tanto. Tendo esse controle, os resultados são potencializados e os objetivos são alcançados mais rapidamente. Além do que, a variação do treino o torna mais motivante, já que a monotonia é um dos grandes motivos do abandono da musculação.

Melhor idade

Essas pessoas merecem cuidados especiais. Isso porque com o passar dos anos várias capacidades físicas diminuem drasticamente, principalmente a força muscular. Um trabalho bem orientado devolve a autonomia de se movimentar e ser independente em suas tarefas diárias. O trabalho de força e a caminhada ajudam a melhorar a saúde do coração e a circulação sanguínea formando um efeito ‘’cascata’’ na melhora da pressão arterial, perfil lipídico (triglicerídeos e colesterol), aumento da disposição física, fortalecimento dos ossos, aumento do sistema imunológico, controle da glicemia sanguínea, diminuição da incidência de tromboses, má circulação e muitos outros problemas que aparecem com o avanço da idade.

Lesões articulares

As lesões articulares são as principais causas de limitação de movimentos. Os problemas mais comuns aparecem nos joelhos, ombros e coluna vertebral. Cada lesão tem que ser estudada detalhadamente, fazendo uma análise cinesiológica e biomecânica para selecionar os exercícios mais adequados para tal individualidade. Exercícios errados podem aumentar o quadro de dor e agravar a lesão. Há casos em que a fisioterapia é indispensável. Com a liberação do médico e do fisioterapeuta, você pode procurar um Personal Trainer para dar continuidade no trabalho de fortalecimento das articulações e melhora da mobilidade articular, devolvendo a liberdade de movimentos para fazer as atividades que mais lhe dão prazer.