GRELINA – O HORMÔNIO MAGALI

Olá! Após um final de semana extenuante e exuberante de pós aplicando testes de esforço máximo, vou dar continuidade na nossa trajetória do sistema endócrino: os hormônios. Essas pequeníssimas substâncias que são capazes de fazer maravilhas no corpo, mas que se não estiverem bem reguladas fazem bons estragos também.

Já aproveito pra apresentar uma novidade: meu site já está no ar e pode ser conferido pelo endereço www.talitamoretti.com.br
Ele ainda está em construção, mas logo terá novidades e cada aluno terá sua área restrita para acompanhar virtualmente seus resultados, legal né?

Boa leitura e até mais!

GRELINA – O HORMÔNIO MAGALI

Ela é produzida no estômago e é o principal hormônio responsável por nos fazer comer duas ceias de Natal quando estamos famintos. Os níveis de grelina disparam próximo da hora das refeições e diminuem depois que comemos. Um estudo realizado pela Universidade do Texas, nos Estados Unidos, descobriu que o stress crônico aumenta os níveis de grelina. Portanto, quando estiver naqueles dias em que seu chefe pega no seu pé e reclama de tudo, é a grelina a responsável por fazer você atacar no meio da tarde as minibombas de chocolate recheadas da lanchonete da empresa.

O que comer? Vários alimentos afetam a produção de grelina e outros hormônios relacionados com a saciedade (como a leptina, falado anteriormente). Para mantê-la sob controle, devemos nos alimentar de todos os grupos alimentares (carboidratos, proteínas e um pouco de lipídeos).Comer de 3 em 3 horas e fazer uma distribuição proporcional de 40% de carboidrato, 30% de proteína e 30% de gordura (monoinsaturada) na sua dieta ajuda a manter sob controle os hormônios de saciedade.

O que fazer? Um estudo recente da universidade britânica Loughborough descobriu que 1 hora de exercício aeróbico diminui significativamente os níveis de grelina e, consequentemente, o apetite — tanto durante o treino como pelo menos uma hora depois. Portanto, quando bater aquela fome duas horas depois do almoço de domingo caprichado com os amigos, mova-se — mas para longe da geladeira —, assim você vai conseguir chegar ao jantar sem ficar beliscando bobagens (lanchinhos saudáveis estão permitidos).

Adicional: ponto pro exercício!

Talita Moretti
Personal Trainer
CREF 012682-G/SC

A Fisiologia traz a explicação científica do quão perfeito somos.

On abril 5th, 2011, posted in: Alimentação, Emagrecimento, Hormônios, Saúde by

Leave a Reply