Por mais que a musculação tem aumentado seu número de praticantes (principalmente do gênero feminino) ainda há muitas dúvidas sobre qual modalidade é melhor para emagrecer. Os alunos perguntam constantemente sobre esse assunto. RPM queima mais que esteira? Musculação é melhor? E se eu fizer aula de ginástica?
Vamos partir do básico: se você ingere mais calorias do que gasta, você engorda. Se gasta mais do que ingere, você emagrece, ok? Agora, dentro do treinamento físico há maneiras de acelerar esse processo. Mas antes disso temos que entender um pouco mais de fisiologia.
O corpo gasta calorias para bombear sangue, para o cérebro funcionar, para fazer a digestão do café da manhã, almoço, etc. Até dormindo você gasta calorias. Isso chamamos de Taxa Metabólica Basal, que é quantidade de calorias que você gasta diariamente para se manter vivo. Ainda tem aquelas calorias que você gasta para caminhar, subir escadas, dirigir, tomar banho, carregar sacolas de compras…
As calorias gastas em exercício são oriundas de lipídeos (gordura), carboidratos (armazenados em forma de glicogênio) e pouquíssimas quantidades de proteínas (massa magra). O exercício aeróbio, como caminhar, correr, pedalar e nadar gastam muitas calorias durante o exercício. Vamos supor que uma pessoa de 70 kg gaste 460 kcal andando por uma hora à 7 km/h. Se ela fizer essa mesma uma hora de musculação, vai gastar em torno de 300 kcal. Mas então o aeróbio queima mais?
Aí é que está a grande jogada da musculação: após o exercício nós temos um consumo aumentado de oxigênio (que também queima calorias) e chamamos ele de EPOC (excess post-exercise oxygen consumption). Quanto maior o EPOC pós exercício, maior é o gasto calórico do indivíduo mesmo quando ele cessar a atividade. O EPOC da musculação pode durar até uma hora, enquanto o EPOC da caminhada não dura mais do que 10 minutos. Para o organismo se recuperar de um exercício, ele usa basicamente a gordura, a banha, os pneuzinhos! E para cada litro de oxigênio consumido lá se vão 5 kcal. Se o consumo de oxigênio ainda está alto, você está queimando mais!
Outra coisa interessante é que a musculação possibilita o aumento da massa muscular. Se você aumenta a massa muscular, o corpo precisa de mais energia para nutrir essas células. Então, se você antes gastava 1300 kcal da taxa metabólica basal, com uma maior quantidade de massa magra, você agora gasta 1400 kcal por dia. Sem esforço. Em média, para cada quilo de massa muscular, o corpo gasta 50 kcal por dia. Sem fazer nada! É disso que estamos falando quando dizemos que a musculação acelera o metabolismo.
Tá, mas afinal, o que queima mais, musculação ou aeróbio? OS DOIS! O casamento perfeito para um corpo sadio e esbelto. O aeróbio tem um gasto calórico mais alto, mas é só durante o exercício, e ainda melhora a capacidade cardiorrespiratória aumentando o fôlego. A musculação não queima muito na hora, mas queima depois e acelera o metabolismo, fazendo você queimar mais gordura em repouso! Além disso, deixa tudo definido e no lugar certo.
Gente, eu sei que não é tão simples quanto parece, a fisiologia do exercício leva em conta muitas informações e nada tem que ser levado como regra. Por isso alguns professores tem diferentes resposta para uma mesma pergunta. Para vocês terem uma idéia, eu nem falei do metabolismo energético, que é o quanto que se queima de carboidrato, de gordura e de proteína numa mesma atividade. Isso também faz diferença no gasto calórico total. Mas são cenas para o próximo capítulo.
O segredo é: Movimentar-se. Sempre!
Beijos e até a próxima!