Dia 11 de outubro é o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, o mal do século XXI que acomete quase 2 MILHÕES de adultos no mundo. A data tornou-se oficial com a Lei Nr. 11721 assinado em 2008 pelo ex-presidente Lula.
Segundo a OMS, a obesidade é uma epidemia na qual está diretamente relacionada a maus hábitos, como sedentarismo, dieta desequilibrada e mau controle do estresse.
A obesidade desencadeia problemas sérios de saúde como altos níveis de colesterol e triglicerídeos. O pâncreas não consegue liberar insulina o suficiente e o açúcar começa a se acumular no sangue. A pressão arterial sobe além dos níveis permitidos. As veias e artérias começam a enrijecer e dificultar a circulação sanguínea, pode causar trombos que se deslocam e entopem vasos em outras partes do corpo como o cérebro (AVC) e coração (infarto do miocárdio).
Não podemos falar só dos adultos, hoje o número de crianças com sobrepeso no Brasil já chega a 15%. E já que o Dias das Crianças é amanhã, vamos cuidar bem delas, ensinando o que comer e estimular desde cedo a prática de exercícios. Uma criança obesa tem 70% de chance de se tornar um adulto obeso!
Uma maneira simples de saber se você está dentro do peso é utilizar o IMC (índice de massa corporal) no qual você divide o seu peso pela sua altura ao quadrado (m). O ideal é que este índice esteja entre 18,5 e 24,9. Um método mais eficaz é a avaliação da composição corporal por dobras cutâneas, é só procurar um educador físico para saber quanto de gordura, massa muscular, massa óssea e resíduos temos.
Mude hoje mesmo! Vá pela escada ao invés do elevador, troque aquela carne gordurosa por peixe ou frango e coma a salada de frutas ao invés do pudim de leite. Pequenas mudanças de hábito fazem diferença SIM! Vamos nos conscientizar e combater a obesidade! A gente aproveita muito mais a vida quando se tem saúde!