TESTOSTERONA – De espinhas a desejos

Nossa saga pelos 7 mais importantes hormônios para a perda de peso está quase chegando ao final. O sexto hormônio, a testosterona não podia ficar de fora, até por que ela é um dos hormônios mais anabólicos para massa magra e catabólicos para gordura que o organismo pode produzir. Ela também dá as características masculinas (também por esse motivos os homens tem maior facilidade de ganhar massa e emagrecer do que as mulheres). Vamos a ela então:

Todos nós associamos a testosterona com aqueles caras bombados, de orelha amassada e amantes da luta livre, e os adolescentes com o rosto pipocado de espinhas, mas esse hormônio também é importante para as mulheres. Além de controlar a excitação sexual e a agressividade, a testosterona pode acelerar o seu metabolismo, ajudando o corpo a construir músculos e queimar gordura. O nível de testosterona, tanto nos homens como nas mulheres, diminui com a idade, principalmente depois dos 40, sendo uma das principais causas da crise da meia-idade. O metabolismo fica mais lento e você, mais predisposto a armazenar as calorias extras como gordura.

O que fazer? O treino resistido, no caso a musculação, é uma das melhores formas de manter e estimular a secreção natural de testosterona. Exercícios aeróbios como corrida e spinning (ou RPM) feitos em alta intensidade também liberam o hormônio. Há evidências de que a sua elevação aumenta também a libido e a intensidade dos orgasmos. Portanto, quando já não estiver aguentando fazer a última repetição no leg press, pense nesse outro tipo de exercício para manter a sua motivação.

Adicional: Nas mulheres a produção de testosterona é obviamente muito menor que nos homens. A produção de testosterona é estimulada pelo hormônio luteinizante (LH) que tem seu pico de produção perto do período fértil.

Outra: Para os homens que pensam em fazer (ou já fizeram) administração exógena de testosterona uma bomba: por ser produzida a maior parte nos testículos, quando se administra testosterona por outras vias os testículos diminuem sua produção natural do hormônio, fazendo com que esse órgão atrofie no decorrer do tempo (fazendo ciclos repetidos do anabolizante).

(Não queiram saber o tratamento para isso, mas por informações de um professor meu, há casos em que o homem tem que fazer tratamento com hormônio feminino para os testículos voltarem a fazer o seu papel, claro que cada caso é um caso, mas, por que arriscar?)

Espero que tenham gostado! O último post será sobre o estrógeno, hormônio produzido principalmente pelas mulheres, não percam!

Beijos e até a próxima!

 

 

Leave a Reply