ESTROGÊNIO – O condutor de gordura

Chega ao fim nossa viagem pelos 7 hormônios mais importantes para a perda de peso. E pra fechar com chave de ouro, a Women`s Health fala do estrogênio, o hormônio feminino.

O estrogênio influencia no local onde seu corpo irá distribuir a gordura. É por isso que, quando seu nível começa a cair com o avanço da idade, a gordura corporal tende a mudar. As mulheres começam a ter características hormonais semelhantes aos homens e a redistribuir a gordura das coxas e dos quadris para a barriga. Um estudo da Universidade do Colorado, nos EUA, descobriu que o nível de estrogênio também tem impacto no gasto de energia durante o período de repouso. Os pesquisadores deram a 100 mulheres jovens medicamento para bloquear a produção deste hormônio e, embora não fizessem nenhuma alteração na dieta ou no nível de atividade física, elas passaram a queimar cerca de 100 calorias a menos por dia. Outro estudo, da universidade americana Wake Forest, observou que o stress pode reduzir o estrogênio em mulheres que estão longe da menopausa. Um sintoma óbvio é a interrupção do ciclo menstrual, mas o autor do estudo, Jay Kaplan, diz que “mesmo uma queda moderada do hormônio que não chegue a interromper a menstruação pode afetar a sua saúde”.

O que comer? Tanto o estrógeno quanto a testosterona requerem o mineral boro para a sua produção. De acordo com uma investigação feita pela Universidade do Texas, nos EUA, as maiores fontes são: manteiga de amendoim, café, maçã, banana, uva, feijão e brócolis.

Mas não tem jeito: o exercício físico atua também nos sintomas de baixa do estrogênio, fazendo com que a mulher mantenha ou não perca totalmente o pique mesmo se o sistema endócrino não quiser colaborar.

Até a próxima e bom final de semana!

Leave a Reply